A ilha do Maio prepara-se para o desenvolvimento turístico
Maio, um destino calmo e tranquilo com belas praias
A ilha do Maio está localizada a leste de Santiago e faz parte do grupo de ilhas chamado 'Sotavento', que forma o extremo leste do arquipélago de Cabo Verde. Maio parece abandonado, plano e nu. A paisagem lembra muito a da sua vizinha mais próxima, a Ilha da Boa Vista. Longas e belas praias desertas, bem como vastas e tranquilas extensões de praias de areia branca, são ladeadas por coqueiros e flora exótica.
Vila do Maio é uma pequena aldeia. As ruas ensolaradas com casas baixas e coloridas desfrutam de um ambiente despreocupado e descontraído. Existem vários restaurantes e uma bela igreja em estilo barroco português: a nossa Senhora da Luz.
Mesmo à saída de Vila do Maio, a norte, encontrará belas salinas, outrora o pilar económico da ilha. Perto é uma praia muito agradável com areia branca.
Todas as praias do Maio são bonitas, mas as melhores praias estão no norte da ilha. Estas praias são remotas, desertas e anseiam por serem exploradas para descobrir o seu esplendor. Algumas das praias da ilha são povoadas por tartarugas e servem como criadouros favoritos para desovar. Proteger as tartarugas e o seu ‘habitat’ é importante, por isso atividades como passeios de buggy não são permitidas ao longo dessas praias.
A ilha é um local ideal para turistas que procuram uma localização tranquila na praia, com cidades locais adormecidas e águas mornas e claras. A paisagem da ilha é desértica, com várias dunas de areia, oásis ocasionais repletos de palmeiras e evidências mínimas do seu passado vulcânico.
A nova infraestrutura portuária do Maio ficará concluída até ao final de 2022
As obras do novo porto do Maio decorrem a bom ritmo. Esta nova infraestrutura terá uma "rampa roll on, roll off", tornando a ilha facilmente acessível a partir da ilha de Santiago, a 50 km, onde se encontra a capital Praia e o seu aeroporto internacional. Maio já pode ser alcançado em 10 minutos por um voo doméstico três vezes por semana. O aeroporto regional do Maio também será expandido para aeroporto internacional nos próximos anos.
Uma zona económica especial para o turismo
Por iniciativa do governo, foi oficialmente criada a Zona Económica Especial da Ilha do Maio (ZEEIM).
Os benefícios fiscais desta zona vão atualmente beneficiar principalmente o projeto "Pequena África Maio", o maior empreendimento turístico de Cabo Verde, no valor de 500 milhões de euros. Mas também outros investidores internacionais que se estabeleçam ou exerçam atividades no Maio podem agora beneficiar de um regime especial no que respeita à regulamentação fiscal e aduaneira.
Um paraíso para investidores imobiliários privados e institucionais
Devido ao grande crescimento esperado da indústria do turismo, bem como do novo porto de passageiros e carga, Maio está agora no mapa dos hotspots internacionais para investidores imobiliários. Os preços atualmente muito baixos permitem obter retornos sem precedentes nos próximos anos a preços de entrada extremamente baixos por meio do aumento de capital, mas também do mercado de arrendamento cada vez mais importante.